Exercícios na gestação – prevenção de dores nas costas

Por Gizele Monteiro – personal gestante

Poucas mulheres sabem, mas os exercícios na gestação podem ser um meio muito eficiente para a prevenção de dores nas costas, também conhecida como dor lombar!

Dor nas costas na gravidez
Dor nas costas na gravidez

A dor lombar é uma das complicações maiores queixas da gestante. Atinge entre 50 e 70% das mulheres grávidas.

É o maior motivo de licença a maternidade antecipada, interferindo nas atividades de vida diária, além de poder causar um susto e um mal estar psicológico de que algo está ocorrendo com a gravidez. Alguns estudos apontam que em grande parte das gestantes a dor inicia entre terceiro e quinto meses.

Porém é importante que não só o profissional que trabalha com a gestante, mas também a própria gestante entendam que assim como o exercício na gravidez é um forte aliado na prevenção da dor, o excesso pode oferecer grandes riscos, pois o corpo da mulher nesse momento está passando por grandes modificações e não suporta a mesma carga comparado a uma mulher não gestante.

 

- Exercícios na gravidez – Benefícios na prevenção de dor nas costas

Uma sobrecarga ou exercícios inadequados, ou o carregamento de peso podem desencadeá-la.

Personal gestante Gizele Monteiro e exercício para Ana Hickamann

Personal gestante Gizele Monteiro e exercício para Ana Hickamann

- Prescrição de Exercícios para a prevenção da dor lombar:

Para a prevenção da dor lombar a combinação de exercícios deve combinar exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamento muscular.

exercício na gravidez tem efeitos positivos diminuindo a intensidade da dor. Os relatos mostram além da prevenção, que a intensidade é menor em mulheres que se exercitam comparadas com as que não se exercitam e também aquelas que apresentam uma condição física melhor antes da gestação têm menor chance de desenvolver a lombalgia gestacional, por isso sendo então há uma grande vantagem em manter-se ativa se a mulher deseja engravidar.

 

- Gravidez em Forma – controlando o peso e prevenindo a dor lombar

Preparamos para você dicas fantásticas para que você ganhe peso de forma saudável e também evite os incômodos associados ao ganho de peso excessivo e sedentarismo. Acesse www.gravidezemforma.com.br e cadastre-se para receber.

Saiba mais sobre nossos atendimentos presenciais e à distânica e-mail – contato@gizelemonteiro.com.br ou fone - (11) 9 9651.8909.