Benefícios do exercício de alongamento e massagem para alívio de dor lombar na gravidez

Por Gizele Monteiro, personal gestante.

Confirmado! Os Exercícios de alongamento e massagem podem aliviar a dor lombar na gravidez.

A dor lombar é a queixa de dor e desconforto mais comum da gravidez. Atinge em torno de 50% das gestantes.

A gravidez é um momento delicado onde a mulher deve evitar ao máximo o uso de medicamentos.

O que pouco se sabe é que exercícios de alongamento e massagem aliviam e previnem a dor lombar gestacional e com isso reduzir a possibilidade da gestante fazer uso de medicamentos para dor, os analgésicos.

Os resultados dos estudos têm apontado que as queixas na intensidade da dor reduzem ou até mesmo somem.

É muito comum quando iniciamos o atendimento com um programa de exercícios especiais para as gestantes e mamães no pós-parto, elas terem dor na região lombar ou quadril e em poucos dias vemos que aulas de alongamento e o uso de alguns exercícios de massagem reduzem ou fazem com que ela não tenha mais a queixa.

Mas porque essa queixa é comum na gravidez?

Além das mudanças posturais e hormonais que preparam o corpo em toda a sua estrutura (músculos, ligamentos, articulações) para o parto há a própria sobrecarga de aumento de peso que produz um esforço maior de músculos que não estão acostumados a trabalhar tão intensamente. Com isso gera-se um aumento da tensão na região. Também poucas pessoas sabem que essa região de lombar e quadril já é por natureza muito tensa pelas posturas de trabalho, desvios posturais que a pessoa apresenta, entre outros. A gravidez só vem complicar tudo isso, pois com a projeção e aumento do abdomen a gestante joga naturalmente o seu corpo para trás.

Os exercícios de alongamento auxiliam na melhora da postura, aliviando essa sobrecarga e a massagem reduzindo a tensão muscular.