Dor lombar gestacional – prevenção com exercícios

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

 

A dor lombar é uma das complicações mais comuns da gestação e pode chegar a atingir até 80% das gestantes.

Pode ser considerada uma das principais queixas da gestação e o maior motivo de licença a maternidade antecipada.

A dor lombar interfere nas atividades de vida diária, além de poder causar um susto e um mal estar psicológico de que algo está ocorrendo com a gravidez. Alguns estudos apontam que em grande parte das gestantes a dor inicia entre terceiro e quinto meses.

Poucas mulheres sabem, mas os exercícios podem ser um meio muito eficiente para a prevenção da dor lombar
durante a gestação, porém é importante que não só o profissional que trabalha com a gestante, mas também a própria gestante entendam que assim como o exercício é um forte aliado na prevenção da dor, o excesso pode oferecer grandes riscos.

Uma sobrecarga ou exercícios inadequados podem desencadeá-la.

Prescrição de Exercícios para a prevenção da dor lombar:

Para a prevenção da dor lombar a combinação de exercícios é mais eficiente, sendo que um programa adequado deve combinar vários tipos de exercícios podendo também utilizar a massagem.

O exercício físico tem efeitos positivos diminuindo a intensidade da dor. Os relatos mostram além da prevenção, que a intensidade é menor em mulheres que se exercitam comparadas com as que não se exercitam e também aquelas que apresentam uma condição física melhor antes da gestação têm menor chance de desenvolver a lombalgia gestacional, por isso sendo então há uma grande vantagem em manter-se ativa se a mulher deseja engravidar.

No Pós-parto, engana-se quem acha que vai se livrar da dor lombar, muitas vezes ela aparece no pós-parto. Algumas mulheres continuaram a ter dores por até 18 meses do período pós-parto.

Para o período gestacional a orientação do exercícios fica limitada devido o volume abdominal e por isso o profissional deve saber quais exercícios pode escolher. Com o passar dos trimestres gestacionais os exercícios devem ser ajustados em sua execução, principalmente no último trimestre com um volume abdominal maior.

Se você deseja uma orientação segura e realizada por profissionais especializados nessa área, o Mais Vida Gestantes oferece atendimento individual (domiciliar ou em local de escolha) ou consultoria com montagem de programa. Informe-se através de nossos contatos!

E-mail – gizele@metodomaisvida.com.br ou fone - (11) 9 9651.8909.