Voltando à forma depois do parto – exercícios no pós-parto

Por Gizele Monteiro

 

Voltar a forma depois do parto é uma das primeiras ansiedades da mamãe após o nascimento do bebê.

A gravidez foi um momento de grandes alterações no corpo da mulher e no pós-parto não será diferente, a volta ao corpo vai acontecer, mas a mamãe precisará ajudar nesse processo. O corpo apesar de já dar sinais de retorno desde o primeiro momento, leva um tempo para voltar à forma final. Seios e abdome (barriga) continuam aumentados e as pernas também permanecem inchadas e de forma geral em 6 meses a maioria das funções já estão normalizadas, mas algumas podem persistir por até 1 ano. Porém além desse retorno ser individual, mulheres que se cuidam e se mantém ativas tendem a acelerar o processo. Aí é que entra a ajuda do exercício!!! O exercício no pós-parto será um grande aliado!!!

Toda a “mudança corporal” que ocorreu é justificável, afinal, seu bebê precisava de condições adequadas para se manter saudável e vir ao mundo.

Além das mudanças corporais, há também a mudança na vida da mulher. Fica difícil se encarar e perceber que há ainda um árduo trabalho pela frente, e não estamos nos referimos ao cuidar da criança, mas do tratar do seu corpo e tomar uma decisão: ficar com a forma atual ou voltar a velha forma, ou até melhor? Talvez esse seja o momento da virada, pois muitas mulheres desenvolvem a obesidade entre o período gestacional e o pós-parto.

Logo na primeira semana após o parto, a mulher chega a perder de oito a nove quilos. No próprio parto, são cerca de seis quilos perdidos. Mas o que mais incomoda mesmo são os quilos ganhos durante o processo. A mulher pode aumentar o peso em até 12 quilos (valores estimados por média, mas que não se enquadram a todas as mulheres).

A amamentação pode contribuir para a segunda etapa, pois exige um alto gasto energético.

A partir daí, dois processos tornam-se importantes, principalmente se a mulher aumentou muito o seu peso durante a gestação ou já engravidou acima do peso: os cuidados para uma boa alimentação e o exercício físico.

Os exercícios no pós-parto terão influência positiva mesmo para mulheres que nunca o realizaram. Deve ser direcionado conforme a necessidade da mulher, se emagrecer, se está com dores nas costas, se precisa de reorganização postural, etc. Para isso o programa deve ter uma avaliação física realizada por um profissional que entenda o que ocorreu no período gestacional e qual a necessidade atual da mulher.

O “programa Mais Vida Gestantes” oferece atendimento com profissionais especializados na prescrição de exercícios para o Pós-parto. O atendimento pode ser presencial ou à distância (através de consultoria). Dessa forma, antes do que você imagina, estará nova em folha.

Saiba mais sobre nosso programa:

e-mail – contato@gizelemonteiro.com.br ou fone - (11) 9 9651.8909.