Exercícios na Gravidez – dúvidas comuns para sua prática

Por Gizele Monteiro
Exercícios na gravidez, se forem bem orientados são saudáveis para a grávida e seu bebê!
Existem dúvidas comuns que as gestantes precisam saber quanto a prática de exercícios durante a gravidez.
Para isso relatamos algumas questões comuns nesse período.
É seguro eu realizar exercícios durante a gravidez?
Sim! Se sua gravidez estiver saudável e você for liberada pelo médico não há problemas.
Os exercício durante a gravidez não é apenas seguro, mas promove benefícios para a mãe e seu bebê.
É verdade que você não terá a mesma disposição e energia que você tinha antes da gravidez, mas exercício a ajudará a manter mais disposição e ativa durante a gravidez, auxiliando-a de maneira a manter seu trabalho.
Ele também irá ajudar a prevenir o diabetes gestacional e diminuir a probabilidade de depressão pós-parto.
Qual o objetivo do exercício durante a gravidez?
O objetivo de manter ou iniciar os exercícios na gravidez não é condicionamento físico ou fazer a mulher virar uma atleta, mas ajudá-la a ficar em forma de maneira saudável e com um bom estado geral, mantendo seus níveis de atividade física dentro do esperado para uma gravidez. Isso fará com que a gestante se sinta tão cansada e ajudará a ter um maior gasto energético controlando seu peso.
Eu deveria ficar exausta durante o exercício?
NÃO! A intensidade do exercício na sua percepção subjetiva de esforço sempre deve ser LEVE-MODERADA.
Se você está acostumada a realizar exercícios vigorosos (intensos), você precisará mudar sua rotina de treino!
A chave é prestar atenção ao seu corpo, respeitando seus novos limites e permitindo um descanso adequado.
Posso continuar a correr enquanto eu estou grávida?
CORRIDA é para quem já a praticava. Mesmo assim deve haver um programa complementar – postural, alongamento e fortalecimento – e redução de tudo o que praticava.
Esta é uma pergunta que recebo com freqüência de jornalistas e mulheres que correm antes da gravidez.
O controle de frequência cardíaca deve ser preciso, acompanhado durante a atividade e individualizado.
Preste atenção ao seu corpo e se você não está tendo perda urinária – incontinência urinária. A qualquer sinal, a corrida deve ser interrompida.
Posso realizar musculação?
O treinamento de resistência com pesos ou máquinas é incentivado principalmente em literatura internacional. No entanto, ele deve também ser modificado, mudando-se carga, exercícios, repetições e relação do peso levantado. Também deve haver a liberação médica para a realização da atividade.
O trabalho muscular é uma grande ferramenta para ajudar a manter a força de músculos que são importantes durante a gravidez.