Controlar o peso na gravidez

Por Gizele Monteiro

Controlar o peso na gravidez é uma grande preocupação das mulheres. Controlar o peso durante a gravidez significa que você deve ganhar o peso suficiente para o crescimento saudável do bebê, e também o peso que seja mais fácil de perder depois que o bebê nasce.

O valor médio recomendado para o ganho de peso saudável na gravidez é em torno de 12 quilos para mulheres que apresentam peso (anterior a gravidez) adequado.

Se você já possui excesso de peso antes da gravidez, você pode ser aconselhada a ganhar um pouco menos do que os 12 quilos. Se você estiver abaixo do peso adequado antes de engravidar, você pode ser aconselhada a ganhar um pouco mais. O médico ou um profissional da nutrição pode ser procurado para certificar-se das mudanças dietéticas específicas para você.

Aqui estão algumas dicas e idéias para controlar o peso na gravidez:

  • Seguir uma dieta saudável e exercício físico regular é a melhor maneira de manter um ganho de peso saudável.
  • Se você acha a gravidez um momento para enlouquecer e comer qualquer coisa e tudo que você deseja, você vai ganhar mais peso.
  • Você não deve comer por dois. Somente no segundo trimestre o bebê necessitará de cerca de 300 calorias por dia acima dos seus normais de calorias na dieta. Esta é quantidade de calorias encontradas em dois copos de leite.
  • Fazer escolhas alimentares saudáveis ​​para ambas as refeições e lanches.
  • Incluir uma variedade de frutas e vegetais frescos, carnes, aves, grãos integrais, produtos lácteos e leite em sua dieta todos os dias.
  • Preste atenção à proteína, cálcio e ferro, que são muito importantes para o seu bebê.
  • Cortar as batatas fritas e refrigerante para lanches.
  • Escolha lanches saudáveis, como iogurte, palitos de cenoura, frutas, granola, etc.
  • Alimentos saudáveis ​​irá ajudá-la a garantir que seu bebê esteja recebendo os nutrientes necessários para o crescimento saudável.
  • Se você trabalha, leve um recipiente com lanches saudáveis ​​para manter em sua mesa.
  • Se você está em casa, mantenha legumes frescos descascados e prontos para comer na geladeira por um lanche rápido.
  • Preste atenção ao que você tem que beber a cada dia. Café, refrigerantes e outras bebidas com cafeína também são cheias de calorias do açúcar. Evite essas bebidas e escolha leite, suco e água.
  • Tente beber pelo menos oito copos de água por dia. Isto irá mantê-la bem hidratada sem o ganho de peso adicional. Se você não gosta de água pura, tente água com algum sabor.