Nutrição na Gravidez

Por Gizele Monteiro

A nutrição na gravidez é uma parte importante de um estilo de vida saudável para este momento. Uma alimentação saudável na gravidez irá ajudar seu bebê a se desenvolver e crescer.

A gestante não precisa ter uma dieta especial, mas é importante comer uma variedade de alimentos todos os dias para obter o equilíbrio certo de nutrientes para ela e seu bebê.

Durante a gravidez existe uma alteração no apetite e a mamãe terá mais fome que o habitual. Essa alteração é denominada HIPERFAGIA – aumento do apetite, mas isso não significa que ela precise “comer por dois” – mesmo que esteja esperando gêmeos!

A gestante deve ter um café da manhã saudável “todos os dias”, porque isso pode ajudá-la a evitar alimentos que são ricos em gordura e açúcar no decorrer do dia.

Comer saudavelmente significa muitas vezes apenas mudar os valores de diferentes alimentos que ela irá ingerir, para que sua dieta seja variada, ao invés de cortar todos os seus alimentos favoritos.

Nutrição na Gravidez – Forma segura de preparar os alimentos:

  • lavar frutas, legumes e saladas para remover todos os vestígios de terra, que pode conter toxoplasma, um parasita que pode causar toxoplasmose e pode fazer mal ao feto,
  • lavar todas as superfícies e utensílios, e suas mãos, depois de preparar carne crua – o que irá ajudar a evitar a toxoplasmose,
  • certifique-se que os alimentos crus são armazenados separadamente prontos para comer, caso contrário há um risco de contaminação – isso é para evitar outros tipos de intoxicação alimentar de carne (como Salmonella, Campylobacter e E. coli)
  • usar uma tábua separada para cortar carne crua