Gestação Saudável – Atividade Física e Nutrição: uma combinação perfeita

Por Gizele Monteiro

Uma gestação saudável depende de vários fatores.  Neste post abordaremos a importância da atividade física e a nutrição. Durante a gestação, é importante que obter os nutrientes adequados e energia necessária para manter você e seu bebê saudáveis. A atividade física também é tão importante quando você está grávida, como em qualquer outro momento da vida.

Nutrição

Siga os conselhos do seu obstetra sobre o uso de vitaminas pré-natais. Como mencionado, você deve tomar vitaminas somente nas doses recomendadas pelo seu médico. Talvez mais do que qualquer outra vitamina única, certifique-se que uma ingestão adequada de ácido fólico, vitamina B que pode reduzir o risco de certos defeitos congênitos, como espinha bífida. Seu obstetra pode recomendar as doses diárias, que inclui não só o ácido fólico e outras vitaminas, mas também ferro, cálcio e outros minerais, e os ácidos graxos docosahexaenóico (DHA) e ácido araquidônico (ARA). Os ácidos graxos são “boas” gorduras, e DHA, em particular se acumula no cérebro e os olhos do feto, especialmente durante o último trimestre da gravidez. Estes ácidos gordos são também encontrados na gordura do leite materno humano.

É muito importante também ter o acompanhamento nutricional especializado e com o aval do seu médico.

Comer por dois

Quando se trata de sua alimentação, deve ser feito um planejamento para garantir que você está consumindo refeições equilibradas. Certifique-se de que elas contêm proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Isso não é hora para a dieta da moda ou de baixa caloria. De fato, como regra geral, você precisa consumir cerca de 300 calorias a mais por dia do que você fez antes de engravidar, mas é importante o acompanhamento pois isso esse valor é distribuído diferentemente entre os trimestres. Você precisa destas calorias extras e nutrientes para que seu bebê possa crescer adequadamente.

Atividade Física

A atividade física é tão importante quando você está grávida, como em qualquer outro momento da vida. Consulte seu médico especialmente se você não tem se exercitado regularmente, ele pode sugerir um profissional especializado que indicará o programa adequado e suas necessidades. Não exagere! Leve-o de forma particularmente lenta durante os primeiros treinos, por isso é importante um acompanhamento profissional. Beba bastante água durante toda a atividade e evite ambientes quentes e úmidos.

• Exercícios aeróbicos durante a gravidez

Construir e manter a resistência cardiovascular é essencial para a mulher grávida. Ela deve, no entanto, evitar esforço desnecessário. Siga estas diretrizes para um seguro, efetivo exercício aeróbico para as mulheres grávidas.

• Exercício de treinamento de força durante a gravidez

O fortalecimento de músculos importantes para a gravidez lhe ajudarão a prevenir dores e podem melhorar sua resistência para o trabalho de parto.