Atividade física na gravidez: como fazer enquanto estiver grávida?

Por Gizele Monteiro

A prática da atividade física na gravidez tem algumas particularidades. Se você é alguém que já se exercitava regularmente antes da gravidez, em geral,  pode manter a sua modalidade durante a gravidez, ou durante o tempo em que se sentir confortável. No entanto, é normal à medida que sua gravidez avança, você tenha que diminuir a intensidade ou mudar sua atividade, pois você não será capaz de exercer a atividade pode estar trazendo algum desconforto. Por isso é importante ficar atenta.

É importante que você ouça o seu corpo. Consulte um profissional sobre um programa de atividade física e como isso deve ser adaptado durante a gravidez. Isso te ajudará a manter níveis adequados sem sobrecarregar sua coluna, articulações e seu sistema cardiovascular.

Se você não era ativa antes da gravidez, uma boa dica é realizar pelo menos 30 minutos por dia de atividade física aeróbica. A caminhada é uma boa opção nesse caso. Converse com seu médico para saber se sua saúde está ok e se pode realizar exercícios. Sendo liberada, comece aos poucos e sem se sentir cansada.

Você pode começar com 15 minutos de atividade física três vezes por semana e à medida que for melhorando e se sentido confortável pode então aumentar gradualmente para sessões de 30 minutos e manter uma frequência de 3 – 4 vezes por semana e, depois para 30 minutos todos os dias.

Lembrando também que é importante que você tenha a orientação de um profissional que irá auxiliá-la nos cuidados que deve ter, e controle de sua intensidade nos batimentos cardíacos, conforme sua individualidade e nível de aptidão física.

O Personal Gestante – profissional especializado na prescrição de exercícios na gravidez – poderá te passar a quantidade adequada e também exercícios específicos para o período gestacional.

Seja ativa! Isso é saúde para você e seu bebê!