Dieta para Gestantes

Por Gizele Monteiro

A qualidade da dieta para as gestantes tem grande importância para a saúde da mãe e do bebê. Quando falamos em dieta, nos referimos a qualidade de alimentação e não uma restrição alimentar. Espero neste post contribuir com informações para a gestante ter uma melhor qualidade alimentar.

Sempre orientamos a buscar uma orientação nutricional especializada para esse momento.

Será que a gestante precisa comer por dois?

É um mito a gestante precisar comer por dois! Tem sido dito muitas vezes que uma gestante deve comer por duas pessoas, ela e seu bebê, mas isso não é verdade.

A verdade é que durante a gravidez a mulher tem de fornecer uma boa nutrição para dois – ela e seu bebê. O bebê recebe todo o alimento para ter um crescimento saudável através de sua mãe pelo cordão umbilical, por isso a dieta materna é muito importante. Se a mãe é desprovida de vitaminas e nutrientes seu bebê não receberá o que é necessário.

Se uma mulher já teve problemas para manter seu peso para cima ou para baixo antes da gravidez, ela deve fazer um plano nutricional, com a ajuda de seu médico e de uma nutricionista especializada.

Quanta energia uma gestante precisa?

  • Uma mulher que não está grávida precisa de cerca de 2100 calorias por dia.
  • Uma mulher grávida precisa de cerca de 2500 calorias por dia (valores que mudam nos trimestres).
  • A mulher que amamenta precisa de aproximadamente 3000 calorias por dia.
  • Calorias são às vezes chamadas Kilocalorias ou Kcal.

Que tipo de alimento a gestante deve comer?

Uma dieta bem equilibrada deve conter todos os grupos de alimentos: produtos lácteos, frutas, legumes, peixe, carne, ovos, gordura e carboidratos. Uma gestante precisa comer alguma coisa de todos estes grupos de alimentos todos os dias, a fim de obter as quantidades adequadas de energia.

  • Aproximadamente 10% das calorias devem vir das proteínas. A proteína é encontrada principalmente em carnes, peixes, ovos, laticínios e grãos.
  • Aproximadamente 35% das calorias devem vir da gordura, que é encontrada principalmente na manteiga, óleos, margarinas, produtos lácteos e nozes.
  • Aproximadamente 55% das calorias devem vir de carboidratos, que são encontrados em pães, massas, batatas, produtos de grãos de milho, arroz e outros.