A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO

Dra. Aline Nascimento - Nutricionista

Neste post colocarei minha posição sobre a importância da alimentação na gestação para a saúde da mamãe e do bebê. A gestação é um período mágico e de muita transição. A natureza modifica o corpo e a mente para transformar a mulher em mãe. Isso não é um processo muito é fácil. Após 7 a 10 dias da fecundação o sangue da mãe começa a alimentar o filho, e ai vem a grande responsabilidade da alimentação na gestação. Esse é o momento da mulher deixar de lado o que gosta de comer para começar a colocar em prática o que é necessário comer. É importante que a futura mamãe entenda a importância da alimentação na gestação.
O primeiro trimestre da gestação é de extrema importância para a formação do bebê, é uma fase de intensa divisão celular. Para que essa divisão celular ocorra de maneira saúdavel é necessário garantir nutrientes necessários para manter um bom estado nutricional. Ou seja, o cuidado com a alimentação deve iniciar antes mesmo da gestação, pois uma alimentação saudável e equilibrada irá garantir um desenvolvimento adequado para o bebê.
Já no segundo e terceiro trimestre da gestação, o ganho de peso adequado nesse período, a ingestão adequada de nutrientes, o controle do fator emocional e o estilo de vida serão de extrema importancia para o desenvolvimento e crescimento do bebê.
Ainda hoje existem muitos mitos em realação a gestação. O mais comum é: A gestante precisa comer por dois?
Não tem necessidade da gestante comer por dois, e sim consumir nutrientes para dois. Basta a gestante ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais para manter saudável o seu bebê. O ganho de peso excessivo durante a gestação está relacionado com o nascimento de bebês muito grandes, diabetes gestacional e aumento da pressão arterial durante a gestação e/ou parto.
Dicas importantes para uma saudável alimentação na gestação:
  • Fazer de 5 a 6 refeições diariamentes sem pular nenhuma delas;
  • Manter uma alimentação rica em ferro, cálcio e vitamina C;
  • Consumir frutas e vegetais diariamentes;
  • Consumir carnes magras.
  • Evitar consumir, frituras, conservas, doces e embutidos;
  • E não esqueça de hidratar o seu corpo, consumir aproximadamente 2 litros de água diariamente.