Avaliação Física na Gravidez – acompanhamento das variáveis físicas

Profa. Ms Gizele Monteiro

Diretora do Mais Vida Gestantes – Personal Gestante

A gestação é um momento de muitas mudanças: fisiológicas, biomecânicas, posturais, emocionais. Todas as variáveis no corpo da mulher mudam.

Será então que é possível realizar uma avaliação física na gravidez?

Para médicos e pesquisadores, a gravidez não é um momento de expor a mulher a testes, pois esses poderiam comprometer o bem-estar materno-fetal, levando a gestante a riscos fisiológicos ou possibilidades de se lesionar.

Diante disso o que os profissionais que trabalham com gestantes poderiam fazer?

O Mais Vida Gestantes elaborado a partir de pesquisas e recomendações das autoridades internacionais usa protocolos seguros onde é possível o acompanhamento de algumas das alterações que ocorrem com a mulher sem colocá-la em riscos.

São exemplos de acompanhamento que podem ser realizados:

- peso corporal: importante para identificar se o ganho de peso da mulher está ideal, elevado ou baixo. Tanto o ganho de peso excessivo, quanto o baixo pesos estão relacionados ao desenvolvimento de doenças e riscos à saúde da mãe e do bebê.

- outras variáveis que podem ser acompanhadas sem oferecer riscos à gestante e ao bebê são as medidas de flexibilidade e postura, importantes para verificar as mudanças posturais e mecânicas da gestante.

O profissional que deseja trabalhar com a mulher em período gestacional deve conhecer a fisiologia do período gestacional para não expor mãe e feto em riscos desnecessários, por isso é importante que a mamãe não aceite uma avaliação física tradicional.

Tanto o profissional, quanto a academia devem adequar a avaliação para o atendimento da mulher em período gestacional e pós-parto.

Saiba mais sobre nossos atendimentos: www.metodomaisvida.com.br/gestantes

e-mail: contato@gizelemonteiro.com.br