Exercícios para Gestantes – entrevista com uma aluna Mais Vida Gestantes

Luciana Bisker, jornalista, atuando como redatora e roteirista no Grupo TS

Realizou exercícios para gestantes com a profa. Camilla Paula, certificada pelo Mais Vida Gestantes e foi atendida com drenagem e preparação para o parto com a fisioterapeuta Vanessa Marques, parceira e certificada pelo Mais Vida Gestantes.

  • Quais atividades você está fazendo?

R: Eu estou fazendo personal gestante (Mais Vida Gestantes) três vezes por semana, que é uma aula de personal em casa, orientada para gestantes, com medição dos batimentos cardíacos e todos os cuidados. Abdominais inclusos, esteira idem. Além das aulas de personal gestante, duas vezes por semana tenho atendimento de fisioterapia focado em assoalho pélvico e preparação para parto normal, com o pessoal da Donna Fisio, empresa parceira da Gizele Monteiro e excelente (Vanessa Marques). Uma parte do atendimento são exercícios complementares à ginástica (bem específicos e recomendados, inclusive, pela minha ginecologista, a dra. Jackie). Outra parte é uma drenagem (que ninguém é de ferro!). O bacana é que trabalham integradas… E os exercícios nunca são repetidos.

  • Você acredita que o trabalho de parto será facilitado pelos exercícios que fizeram na gestação?

R: Tive três partos normais… O G. faz 14 anos em maio. Daí veio a R., de 12, e o L., de 1 ano e 7 meses. Experiências únicas. Gostaria muito de ter o quarto parto (e último) normal também. Estou tentando o quarto de parto humanizado do Hospital Albert Einstein, onde dei a luz ao L. É um quarto aparentemente “comum” que vai se transformando junto com o processo de parto. Você nem precisa ir ao centro cirúrgico, está tudo embutido ali. Dá para ouvir música, dar banho no nenê assim que nasce, colocar para mamar. E, depois, não é preciso mudar de quarto. Os exercícios ajudam muito, no pré, durante e pós-parto também. E a cabeça, então, nem se fala! Ah, tenho o apoio de uma enfermeira/obstetriz, que também faz o papel de doula, a Denise, uma mulher incrível. Ela me acompanhará no parto.