Dicas especiais para as gestantes controlarem o peso nas festas de final de ano

DICAS ESPECIAIS DE NATAL E ANO NOVO PARA AS FUTURAS MAMÃES

As professoras Gizele Monteiro e Fernanda Franco, do programa Mais Vida Gestantes, alertam sobre a preocupação de ganhar peso extra nestes períodos

As festas de fim de ano e as férias estão chegando e com elas à preocupação de não engordar TANTO, principalmente as futuras mamães, que devem levar em conta seu bem-estar e do bebê neste momento especial da sua vida.

A gestante tem a facilidade de ganhar mais peso porque o seu corpo está mudando nesse período. Além do inchaço e das estruturas gestacionais (bebê, placenta, mamas, líquido amniótico), ela pode aumentar o seu peso também em gordura, por isso é muito importante que tenha um período de festas e férias ativas e, controlar a alimentação.

Seguem algumas dicas de Gizele Monteiro e Fernanda Franco :

1- É importante que as mamães evitem comer os aperitivos antes da ceia, ou se for irresistível, optar pelas frutas secas e oleaginosas que são a melhor opção;

2- Controlar a ansiedade e optar alimentos mais leves;

3- Consumir muitas frutas e legumes, sempre;

4- Beber água e líquidos para manter o corpo hidratado, com o calor isso é muito importante;

5- Procurar inserir uma rotina de exercícios leves nesse período;

6- Caminhar é uma excelente opção, mas se estiver na praia, não  esquecer do protetor e também de caminhar num período onde a temperatura esteja mais amena como início da manhã, final de tarde ou noite;

7- Durante a atividade considerar sempre sua intensidade e duração. Não ultrapassar os 30 minutos e ter sempre o conforto da atividade estar leve a moderada.

8- Escolher um local adequado para a realização do exercício é fundamental. Ele deve sempre ser arejado, fresco e seguro;

9- Usar roupas mais leves e utilize um tênis confortável para as atividades.

10- Realizar exercícios de alongamento. Eles auxiliam na prevenção de inchaços, dores nas pernas, além das dores nas costas.

“Lembre-se: o exercício orientado por um profissional especializado é fundamental para que a realização dos movimentos seja de forma segura, adequada e eficiente, sempre respeitando os limites da mamãe”, diz a personal gestante Gizele Monteiro.

“Nosso programa conta com profissionais que prestam consultoria, montando um plano e orientação dentro do período e situação que a gestante precisa. Com planilha com todas essas informações e roteiro certo sem que ela se preocupe se está fazendo os exercícios adequados para a sua saúde e do bebê”, finaliza a personal gestante Fernanda.