Programa de Caminhada na Gravidez e Pós-parto

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

Um programa de caminhada na gravidez e pós-parto é sempre bem-vindo! Atividade simples e que ajuda no controle de peso e volta do corpo.

A caminhada durante a gravidez é uma das atividades mais indicadas por ser uma atividade sem impacto e com isso oferecer baixo risco para a postura e articulações da mamãe.

Durante a gravidez, as alterações posturais e articulares são as que mais predispõem a gestante às queixas, como por exemplo, dores nas costas e nos membro inferiores (pernas).

Existem vários fatores de atenção nesse momento: um deles é a ação do hormônio relaxina que aumenta a flexibilidade das articulações para facilitar a movimentação da pelve e passagem do bebê para o parto. A relaxina é liberada durante toda a gravidez e por isso promove uma frouxidão ligamentar e articular que pode favorecer as lesões com o impacto.

Outro ponto de atenção é a pressão do útero sobre  o assoalho pélvico que a atividade de impacto pode causar. Esse efeito pode favorecer o aparecimento de incontinência urinária, sendo um ponto de observação constante que o personal gestante e o fisioterapeuta devem trabalhar em conjunto.

Um programa de caminhada bem orientado pode promover vários benefícios durante a gravidez:

- manter os níveis de aptidão física, que normalmente costumam diminuir ao final da gestação,

- proporcionar melhor controle da adiposidade e do ganho de peso gestacional,

- estudos relatam a diminuição de riscos de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia em mulheres que se exercítam antes e durante a gestação,

- diminuir o inchaço (edema),

- atuar na melhora da saúde psicológica, como auto-imagem, ansiedade, bem estar e humor. Estudos epidemiológicos ainda relatam a diminuição de riscos de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia em mulheres que mantêm maiores níveis de atividade física antes e durante a gestação.

Para o pós-parto: o retorno dessas alterações corporais não é tão rápido, sendo que a volta às caminhadas deve também ser orientada e com cuidados sobre as alterações mostradas acima.

É importante orientar que o programa ideal para as gestantes ou mamães no pós-parto deve seguir alguns critérios de segurança:

- após a liberação médica, ter sempre um acompanhamento adequado de um profissional especializado, chamado personal gestante,

- usar roupa confortável e adequada para sua barriga. Nada de coisas apertadas, hoje existem roupas especializadas onde as peças são anatomicamente elaboradas para proporcionar maior segurança e conforto na sustentação da barriga,

- cuidado com a temperatura, escolher horários com temperaturas mais frescas,

- escolha um tênis adequado para caminhada,

- mantenha-se hidratada o tempo todo e nunca caminhe sem ter se alimentado.

Você pode ter uma consultoria ou acompanhamento para caminhar. Esclareça suas dúvidas.

Programa Mais Vida Gestantes sempre levando a mamãe para um estilo de vida ativo e controlando seu peso.

Fique em forma na Gravidez!

Contatos e informações:

Site Gravidez em Forma: www.gravidezemforma.com.br

e-mail – contato@gizelemonteiro.com.br | fone – (11) 9 9651.8909