Exercícios na Gravidez – Estética ou Saúde?

Profa. Ms Gizele Monteiro

Este é um tema bastante polêmico Exercícios na Gravidez – Estética ou Saúde? Mas antes de aprofundarmos nesta questão vamos abordar a relação da importância do exercício.

pregnantballÉ fato que o interesse das pessoas em realiza exercícios  concentra-se muito mais na questão estética que a saúde. Deveria ser o contrário, mas é uma realidade moderna onde desde cedo a mídia influencia a maneira que vemos nosso corpo e como temos que ser para estar dentro de um padrão.

Isso não tira o crédito e os benefícios que acompanham quem ingressa num programa de exercícios, qualquer que seja seu objetivo. Se bem orientado, juntamente com a estética, alia-se a saúde. E se analisarmos, mesmo que a pessoa busque por exemplo o emagrecimento por questão estética, o próprio efeito que ela deseja melhora a sua saúde. Se a pessoa pretende definir o seu corpo … aliado a esse efeito vem a melhora da postura, qualidade de movimento, diminuição de dores por origens posturais, etc, etc …

DURANTE A GRAVIDEZ … muitas mulheres também buscam o exercício pela mesma, questão, a estética… controlar o seu peso. Da mesma forma, um programa bem orientado promoverá uma série de benefícios e esse controle do ganho de peso também está aliado a melhora da saúde dela e prevenção de desconfortos e doenças associadas ao ganho de peso excessivo.

O problema começa quando o profissional ou  a atividade que a gestante busca não respeitam as novas condições fisiológicas e biomecânicas da mulher em período gestacional, levando a uma sobrecarga cardíaca ou muscular, que podem interferir na saúde e formação do bebê e também podem originar lesões e aumento de dores na mamãe.

Por isso, a preocupação com a boa forma durante a gestação é uma questão de saúde, tanto para a futura mamãe quanto para o bebê.

O exercício na gravidez bem orientado pode aliviar vários desconfortos como inchaço nas pernas, dores nas costas e problemas de postura. Tudo é ligado ao peso a mais, alterações fisiológicas e biomecânicas.

Escolher o que fazer, no entanto, exige cautela. “Por mais saudável que a mulher seja, a gravidez requer cuidados especiais” e portanto precisa de um profissional especializado e que tem condições de oferecer um serviço diferenciado.

Hoje temos programa e profissionais especializados:

força bola gestante- Personal Gestante – profissional especializado em exercícios para gestantes, como elaboaração de programa especifico para cada trimestre, cada gestante com base nos dados obstétricos – biomecânicos, fisiológicos (controle da freqüência cardíaca, pressão arterial durante o exercício físico)

- Ginástica para Gestantes – programa de exercícios localizados, posturais e alongamento direcionados para o período gestacional. Esse programa também pode ser desenvolvido de forma individual adaptando-se o exercício para cada gestante.

- Hidrogestante - aulas de hidroginástica direcionada apenas para gestantes – o programa também é modificado em sues movimentos, há o acompanhamento de parâmetros fisiológicos.

Gestantes em condições especiais também podem ser atendidas:

0,,16058446,00- atividades especificas para gestantes de alto risco – hipertensão, diabetes, grávida de gêmeos. O acompanhamento é mais detalhado em casos de gravidez de risco  os exercícios são mais leves do que os aplicados para outras gestantes e cuidados específicos são importantes para estas futuras mamães

A liberação do obstetra é fundamental.

Mais Vida Gestantes – atendimento diferenciado para clientes diferenciadas.

Fone: 2867.3307 / 7871.4162