Exercícios para Gestantes – Guia de Orientações

Profa.  Ms Gizele Monteiro

Para auxiliar desenvolvi: Exercícios para Gestantes – Guia de Orientações

É verdade que exercícios durante a gravidez ajudam no parto?

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exercícios para gestantes

Os exercícios promovem a melhora da força e da resistência, o que ajudará seu corpo a carregar o peso extra da gravidez e também auxiliará no preparo para o esforço do trabalho de parto. No pós-parto auxilia no retorno do corpo a voltar à forma depois que o bebê nascer.

O exercício tem ainda o benfício de  diminui r ou previnir os desconfortos físicos, como as dores nas costas, inchaço, fadiga e ajuda a manter seu humor mais estável e a auto-estima e o sono em dia.

Há algum motivo para não me exercitar enquanto estiver grávida?

Algumas mulheres precisam de mais cuidados para fazer exercícios. Converse com seu médico antes de iniciar qualquer atividade se você:

• tem histórico de aborto espontâneo
• teve um bebê prematuro no passado
• sabe que corre risco de um trabalho de parto prematuro nessa gestação
• sabe que sua placenta está baixa
• teve sangramento forte
• teve problemas na coluna lombar ou nas articulações do quadril
• apresenta alguma doença pré-existente
• apresenta quadro de hipertensão
• tem gravidez gemelar

Costumo fazer exercícios físicos de alto impacto. É seguro continuar durante a gravidez?

Se você está liberada por seu médico, está bem de saúde, em ótima forma física e se sente disposta, mantenha sua rotina, é claro com as devidas mudanças (consulte um profissional que entenda de prescrição de exercícios durante a gravidez). De acordo com um estudo da revista científica American Journal of Obstetrics and Gynecology, mulheres ativas e saudáveis que se exercitam antes da gestação podem continuar a fazê-lo durante toda a gravidez sem risco à saúde ou ao desenvolvimento do bebê. Por isso pode continuar, por exemplo, a corrida, porém com mudanças.

Eu era sedentária e agora quero me exercitar. Quais os cuidados que devo tomar?

Depois de conversar com seu médico e ser liberada, você poderá fazer exercícios de intensidade leve a moderada. Como não está adaptada as atividades devem ser de baixo impacto, como caminhadas, exercícios localizados, de alongamento.

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Devo mudar minha rotina de exercícios ao longo dos nove meses de gestação?

Sim! Mesmo que você seja bem ativa antes da gravidez, seu corpo naturalmente terá a tendência de diminuir o ritmo, para acomodar o útero em crescimento. Ocorrerão também alterações posturais e biomecânicas que influenciarão no conforto do exercício. Alguns exercícios também devem ser evitados, como por exemplo, a postura deitada (decúbito dorsal).

Há esportes que não são recomendados para grávidas?

Se você não é atleta profissional, atividades esportivas, como basquete, vôlei e futebol, lutas, esqui, não são recomendadas por autoridades internacionais e nacionais, pois essas oferecem potencial risco para quedas, traumas além de confrontos corpo a corpo.

Dá para saber se estou exagerando nos exercícios e posso fazer mal ao bebê?

A fadiga é uma forma de perceber a intensidade do exercício, dessa forma escute os sinais do seu prórpio corpo. Uma forma subjetiva usada por alguns estudiosos é o teste da fala, isto é, diminuir o ritmo quando não estiver conseguindo conversar, porém existem formas mais seguras que um profissional que conheça a fisiologia da gravidez e as mudanças gestacionais pode usar para programar o exercício na intensidade adequada para a mamãe.

SINAIS DE SE INTERROMPER O EXERCÍCIO:

Interrompa os exercícios imediatamente se sentir: tontura, falata de ar, sensação de desmaio, sangramento vaginal,  dificuldade para andar, contrações ou falta de movimentação do bebê (mas tenha em mente que o bebê costuma ficar mais quietinho quando você se exercita).

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