Ginástica no Pós-parto

Profa. Ms Gizele Monteiro

Os exercícios no pós-parto podem ser introduzidos gradativamente e, em condições favoráveis, podem ser iniciados logo após a paciente ter deixado a maternidade, mas o importante sempre é ter a liberação médica associada ao tipo de parto e condição física da mulher.

Existem exercícios muito leves e com característica que podem ajudar muito a mulher nesses momentos, como por exemplo, exercícios de alongamento para a região das costas, cervical, parte anterior do tronco (músculos peitorais) que ajudam a compensar a postura e auxiliam no relaxamenteo a mulher, que passará por um momento de adaptação que é estressante. Além disso esses exercícios combinarm muito com a massagem que realizada em alguns pontos torna-se estratégica para o relaxamento e o alívio de dores.

Aos poucos podem ser introduzidos também exercícios de resistência para a musculatura utilizada no dia-a-dia e complementados pela caminhada.

O importante é desmistificar que os exercícios não podem ser iniciados nesse período

Objetivos:

  • preservação ou restauração das funções normais da bexiga e do intestino;
  • restauração do tônus muscular, da silhueta e da postura;
  • evitar aquisição de peso;
  • prevenção do prolapso genital (queda do útero)

Logo após dar à luz, a mãe tem seus dias completamente preenchidos, cuidando do bebê. Amamentar, trocar fraldas, dar banho, acalmar o choro, enfim, este novo serzinho domina totalmente o ambiente, impedindo, sobretudo, que a mãe possa pensar em si, pois quando ela não estiver ocupada com o seu bebê, provavelmente estará dormindo para repor as energias.

À medida em que o tempo passa, ambos, mãe e bebê, vão adaptando-se um ao outro. As mamadas acontecem em um intervalo regular, e a mãe já terá adquirido mais prática nas tarefas diárias.

O ideal é que a mãe consiga sempre encontrar um tempinho para cuidar de si.

O treinamento personalizado nesse sentido tem uma importância muito grande pois o profissional irá até o domicílio fazendo com que a mamãe possa programar o horário dentro do seu ritmo e do seu bebê.

Aos poucos a aula em grupo com o bebê também pode ser uma opção pois assim não terá que deixar seu bebê com alguém a reunião com outras mães e seus pequenos será importante para a socialização dos dois.

Os exercícios muitas vezes são deixados num segundo plano, mas deve fazer parte do seu dia-a-dia.

O método Mais Vida Gestantes pensou em todas essas opções e temos vários serviços que a mamãe poderá contar:

- Personal Training: com atendimento domiciliar, em um dos nossos pontos ou em seu no local de preferência (clube – academia),

- Aulas em grupo: pequenos grupos que podem ser realizados com os bebês ou não

- Grupo de caminhada e corrida: atendimento na USP aos sábados e já estamos fechando uma parceria no Ibirapuera.

Para as mamães de outras cidades temos ainda …

Rio de Janeiro: os mesmos atendimentos e o grupo de caminhada e corrida acontece numa orla de Copacabana e na Lagoa na Tenda Proativa com a equipe da Proativa Club, parceiros do Mais Vida Gestantes.

Atendimento em Brasília, Bauru, Tietê, Campinas – realizam atendimento personalizado  e ainda com grupos de ginástica (com o bebê) e hidroginástica.

 

Saiba mais!

São Paulo: gizele@metodomaisvida.com.br / Fones – (11) 2867-3307 e 7871.4162

Rio de Janeiro: contato@proativaclub.com.br / Fones – (21) 3242-3334 e 9209-3842

Brasília: Personal Training – Fone – (61) 8179-0738

Bauru: Personal Training – Fone – (14) 8148-7888

Campinas: Personal Training – Fone – (19) 7804-1295

Tietê e Cerquilho: Personal Training – Fone – (015) 9141-3890