Treinamento Funcional para Gestantes

Prof Renato B. Vianna e Profa. Ms Gizele Monteiro

Treinamento Funcional para Gestantes

Treinamento funcional hoje:

Se perguntarmos para um profissional de Educação Física hoje,qual é a tendência de mercado para personal training e academias ou, até mesmo na preparação física de atletas, no que diz respeito a melhora da aptidão física, força ou condicionamento, com certeza ele lhe diria… Treinamento Funcional.

O termo “funcional” elevou o mundo do treinamento físico para um novo patamar. Alguns professores vão fazer os exercícios, porque eles lhes parecem legais, mas na realidade eles não têm idéia de qual é a finalidade do exercício. Para alguns profissionais, o treinamento funcional até mesmo substiruiu as técnicas ou métodos mais comuns de treinamento. Isto é ruim? Eu acho que não, contanto que você possa  justificar o porquê e para quê você está fazendo o exercício.
O Treinamento Funcional pode também ser entendido como “exercícios específicos que mais se aproximam e copiam os movimentos feitos nas atividades diárias no mundo tridimensional”, pois quando falamos em movimentos e atividades cotidianas, pensamos em movimentos nos planos Sagital, Frontal e Transverso. Sendo assim procuramos avaliar de maneira bem objetiva o dia a dia de nossos alunos ou alunos.

E a gestante … pode se beneficar do Treinamento Funcional?

Treinamento Funcional para Gestantes:

preggy belliesEm se tratando de treinamento funcional para gestantes, aí sim a avaliação passa a ter um caráter essencial em nossa prescrição, principalmente porque o profissional deve ter um conhecimento amplo de todas as alterações fisiológicas ocorridas no período gestacional.

Muitas vezes, o treinamento funcional é relacionado ao uso de bases instáveis (que geram desequilíbio), exercícios de isometria e outros movimentos que não condizem com a realidade e necessidade da gestante.

Devido a mudança no centro de gravidade, alteração no tempo de reação e equilíbrio, instabilidade articular, torna os exercícios em bases instáveis desaconselháveis para as gestantes. Alguns exercícios até podem ser adaptados, porém o mesmo se for ser utilizado deve ser feito com muita segurança, adaptado e o profissional próximo a gestantes. Da mesma forma que os exercícios que exigem deslocamentos em várias direções se tornam desnecessários. Os exercícios devem ser realizados em superfícies firmes e estáveis e regulares e assegurar melhor controle da percepção corporal.

Outro cuidado que deve ser observado são os exercícos com apoio nas articulações dos punhos e tornozelos, devido as síndromes compressão nervosa (síndrome do túnel do carpo e do tarso) e mais uma vez a instabilidade da superfície ou material, podem agravar uma sensibilidade que a gestante ou mulher no pós-parto já apresenta. Existem ainda a mais comum das dores gestacional, a dor lombar, que fazem necessárias as alternâncias entre os exercícios em pé e sentados, e também pegadas e amplitude dos movimentos.

Se você deseja realizar Treinamento Funcional na gravidez ou pós-parto, entre em contato para que um de nossos profissionais a atenda:

e-mail: gizele@metodomaisvida.com.br

Fones: (11) 7871.4162 – 2867.33.07

Atendimento Funcional em Bauru – Prof. Renato B. Vianna

Fone: (14) 8184-7888