Massagem na Gravidez e Pós-parto – Benefícios

Profa. Ms Gizele Monteiro

Durante a gravidez muitas das alterações hormomais e posturais podem levar a queixas, dores e desconfortos.

A massagem é uma forma de amenizar esses efeitos negativos e podemos citar vários benefícios para a saúde da gestante.

A massagem pode atuar em muitas queixas da gravidez, como: cefaléia, azia, edema, dores musculares, fadiga, ansiedade e muitas mais. Também aprimora as relações entre gestante e seu parceiro, prepara a grávida para o parto e o pós-parto (Beck-Gallagher, 1997).

Benefícios da Massagem (Brand-James, 2001):

- Facilita o processo psicológico da gestação por aumentar a respiração celular, reduzir o edema, e contribuir para a sedação do sistema nervoso simpático.

- Alivia a sobrecarga nas articulações de suporte de peso e estruturas músculo-fasciais (articulação sacro-íliaca, coluna toraco-lombar, quadris, músculos eretores da espinha).

- Alivia e reduz dores no pescoço e nas costas causadas por postura inapropriada (OU MUDANÇAS POSTURAIS DECORRENTES DO PERÍODO GESTACIONAL), fraqueza muscular e desequilíbrio.

- Provê suporte emocional e físico (particularmente para as mulheres que estão sozinhas nesta etapa).

- Desenvolve a consciência sensorial necessária para o processo do parto cinestesicamente (após o parto, a musculatura das costas, o abdômen e o assoalho pélvico devem relaxar para permitir que o útero trabalhe sem resistência).

- Facilitar o realinhamento estrutural da coluna e pelve no pós-parto e a reabilitação dos músculos abdominais e psoas.

O método Mais Vida Gestantes está com uma nova parceria com o Instituto Nessi, a fim de oferecer nessa área um atendimento de qualidade para a gestante.

Entre em contato e informe-se:

e-mail: contato@metodomaisvida.com.br / Fones (11) 7871.41.62 – 2867.33.07.