Exercício no controle e prevenção do Diabetes Gestacional

Profa. Ms Gizele Monteiro

Exercício Físico no controle e prevenção do Diabetes Gestacional

O exercício físico realizado por mulheres que apresentam o Diabetes Gestacional tem como objetivo primordial diminuir a intolerância à glicose através do condicionamento cardiovascular, que gera aumento da ligação e afinidade da insulina ao seu receptor, aumento dos transportadores de glicose sensíveis à insulina no músculo, aumento do fluxo sanguíneo em tecidos sensíveis à insulina e redução dos níveis de ácidos graxos livres. Ao longo do período, ou cronicamente, o exercício também aumenta o número de transportadores de glicose no músculo (denominado GLUT4). Além disso, o consumo muscular é responsável pela retirada de 75% da glicose sangüínea.

mum02A maior preocupação, contudo, tem sido a segurança na gravidez para a mãe e para o feto. Os parâmetros mais importantes a serem avaliados durante a realização de exercícios, visando o bem-estar materno-fetal são: freqüência cardíaca, pressão arterial, temperatura e fluxo uterino materna; e freqüência cardíaca fetal.

Auxílio no controle do Diabetes:

Estudo observou a melhora dos controles glicêmicos e da hemoglobina glicosilada, após três semanas com a dieta adequada e programa de exercícios durante 20 minutos, em três sessões semanais, quando comparadas a gestante apenas com dieta.


Fatal error: Allowed memory size of 67108864 bytes exhausted (tried to allocate 24 bytes) in /home/storage/9/82/76/metodomaisvida/public_html/gestantes/wp-includes/functions.php on line 3329