Comportamento na Infância – mãe e filho

Relação com a mãe determina comportamento na infância

Um estudo da Universidade de Reading, no Reino Unido, confirma que a relação entre mãe e filho é determinante para o comportamento da criança, sendo ainda mais importante no caso dos rapazes.

Depois de analisarem 69 estudos sobre o assunto, envolvendo mais de seis mil crianças com menos de 12 anos de idade, os investigadores verificaram que as crianças que têm uma ligação insegura com a mãe têm mais problemas de comportamento, como agressividade e hostilidade, principalmente se forem rapazes.

“A questão central que colocamos foi se a insegurança nos laços estaria associada com problemas de comportamento em todos os estudos conduzidos até o momento. Os resultados mostram claramente que a resposta a essa resposta é um firme SIM”, afirmou Pasco Fearon, um dos autores do estudo.

“Mais especificamente, a nossa análise mostrou que as crianças com laços inseguros com as mães, particularmente meninos, tinham significativamente mais problemas de comportamento, mesmo quando esses problemas eram observados anos mais tarde”, concluiu.

Os autores do estudo alertaram ainda para a necessidade de se fazerem estudos semelhantes sobre a relação das crianças com os pais.

Fonte: http://www.paisefilhos.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2242&Itemid=60

Texto: PAIS&Filhos
01 Abril 2010