Conteúdos de 20/abril/2010

Exercícios Abdominais para Grávidas / Gestantes

20-abr-10

Profa. Ms Gizele Monteiro

mum02Existe ainda divergências nas opiniões dos especialistas sobre a realização do exercício abdominal para gestantes.

Existem 3 tipos de opiniões:

1. os acham que eles devem ser restringidos durante a gestação,

2. os que acreditam que no início da gravidez a mulher pode fazer abdominais sem causar nenhum prejuízo ao feto, mas à medida que a barriga for crescendo, mesmo se ela quiser, não conseguirá mais, pelo desconforto.

3. os que acham importante por propiciarem uma boa tonificação da parede abdominal, ajudando a sustentar o abdômen grávido, a melhorar a postura da gestante e fortalecidos serão de especial importância para o trabalho de parto.

Independente da opinião ou literatura adotada pelo profissional que prescreverá para a gestante, a opinião do médico deverá ser respeitada em primeiro lugar, portanto a gestante deverá ter a liberação médica.

Existe ainda a considerar:

- o nível de aptidão da gestante, isto é, se ela era sedentária ou ativa antes de engravidar. Gestantes sedentárias terão bastante dificuldade no aprendizado do exercício e não terão o nível de força adequado para realizá-lo, portanto não é interessante esses exercícios para gestantes em histórico anterior de exercício.

- a posição adotada no exercício abdominal, chamada “posição supina ou decúbito dorsal”. A execução do abdominal nessa postura deve ser evitada porque o útero com o peso do bebê pode comprimir a veia cava, limitando o fluxo de sangue e oxigênio para a mãe e o bebê. Mas isso não significa que estejam completamente excluídos todos os exercícios relacionados com a barriga, o que deve ser evitado é a posição, modificando-a.

Além da posição que deve ser mudada com o avanço dos meses e aumento do volume abdominal a gestante poderá não conseguir realizar os exercícios por desconforto ou perda de força devido o afastamento dos músculos abdominais.

Uma das estratégias seria realizar os exercícios abdominais na posição semi-deitada ou sentada, desde que não comprometa a postura e nem seja realizado de forma incorreta.

- com a extensibilidade da musculatura abdominal no avançar da gestação, só o fato de manter a contração, o controle dessa musculatura durante a execução nos vários exercícios,  já podemos consider que a gestante está realizando um exercício abdominal.

“Não é indicado portanto realizar os exercícios abdominais na forma tradicional”.