Conteúdos de 19/abril/2010

Treinamento Funcional para Gestantes

19-abr-10

Prof Renato B. Vianna e Profa. Ms Gizele Monteiro

Treinamento Funcional para Gestantes

Treinamento funcional hoje:

Se perguntarmos para um profissional de Educação Física hoje,qual é a tendência de mercado para personal training e academias ou, até mesmo na preparação física de atletas, no que diz respeito a melhora da aptidão física, força ou condicionamento, com certeza ele lhe diria… Treinamento Funcional.

O termo “funcional” elevou o mundo do treinamento físico para um novo patamar. Alguns professores vão fazer os exercícios, porque eles lhes parecem legais, mas na realidade eles não têm idéia de qual é a finalidade do exercício. Para alguns profissionais, o treinamento funcional até mesmo substiruiu as técnicas ou métodos mais comuns de treinamento. Isto é ruim? Eu acho que não, contanto que você possa  justificar o porquê e para quê você está fazendo o exercício.
O Treinamento Funcional pode também ser entendido como “exercícios específicos que mais se aproximam e copiam os movimentos feitos nas atividades diárias no mundo tridimensional”, pois quando falamos em movimentos e atividades cotidianas, pensamos em movimentos nos planos Sagital, Frontal e Transverso. Sendo assim procuramos avaliar de maneira bem objetiva o dia a dia de nossos alunos ou alunos.

E a gestante … pode se beneficar do Treinamento Funcional?

Treinamento Funcional para Gestantes:

preggy belliesEm se tratando de treinamento funcional para gestantes, aí sim a avaliação passa a ter um caráter essencial em nossa prescrição, principalmente porque o profissional deve ter um conhecimento amplo de todas as alterações fisiológicas ocorridas no período gestacional.

Muitas vezes, o treinamento funcional é relacionado ao uso de bases instáveis (que geram desequilíbio), exercícios de isometria e outros movimentos que não condizem com a realidade e necessidade da gestante.

Devido a mudança no centro de gravidade, alteração no tempo de reação e equilíbrio, instabilidade articular, torna os exercícios em bases instáveis desaconselháveis para as gestantes. Alguns exercícios até podem ser adaptados, porém o mesmo se for ser utilizado deve ser feito com muita segurança, adaptado e o profissional próximo a gestantes. Da mesma forma que os exercícios que exigem deslocamentos em várias direções se tornam desnecessários. Os exercícios devem ser realizados em superfícies firmes e estáveis e regulares e assegurar melhor controle da percepção corporal.

Outro cuidado que deve ser observado são os exercícos com apoio nas articulações dos punhos e tornozelos, devido as síndromes compressão nervosa (síndrome do túnel do carpo e do tarso) e mais uma vez a instabilidade da superfície ou material, podem agravar uma sensibilidade que a gestante ou mulher no pós-parto já apresenta. Existem ainda a mais comum das dores gestacional, a dor lombar, que fazem necessárias as alternâncias entre os exercícios em pé e sentados, e também pegadas e amplitude dos movimentos.

Se você deseja realizar Treinamento Funcional na gravidez ou pós-parto, entre em contato para que um de nossos profissionais a atenda:

e-mail: gizele@metodomaisvida.com.br

Fones: (11) 7871.4162 – 2867.33.07

Atendimento Funcional em Bauru – Prof. Renato B. Vianna

Fone: (14) 8184-7888

Corrida e Caminhada na Gravidez

19-abr-10

Profa. Ms Gizele Monteiro

Posso continuar fazendo minha corrida e caminhada na gravidez? Você já corre e engravidou e tem dúvidas se pode continuar correndo na gravidez.

corrida na gravidezO período gestacional causa mudanças em todo o organismo da mulher. Existem modificações cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, termorregulatórias, hormonais e músculo-esqueléticas que levam a grandes alterações biomecânicas. Todas essas alterações devem ser observadas durante a prescrição de qualquer exercício nesse período e para a corrida não deve ser diferente. A orientação e controle são essenciais para a segurança da mãe e do bebê.

Pesquisadores internacionais não proíbem a corrida a gravidez, no entanto alertam para que realize essa atividade quem já estava acostumada a realizá-la. Quem nunca correu, não deve iniciar essa atividade durante a gravidez, essas devem buscar atividades sem impacto como caminhar, pedalar ou realizar atividades com exercícios localizados, alongamentos e com objetivos posturais.

Para ter um atendimento controlado e seguro, Mais Vida Gestantes está com um Grupo de Caminhada e Corrida e um programa de organização postural (que complementa a atividade da caminhada ou corrida) num ponto da USP. Para participar basta informar-se e inscrever-se.

A atividade aeróbica auxilia no controle do ganho de peso durante a gravidez e também ajuda a manter a aptidão física, além de estar associada a prevenção de doenças nesse período.

O problema de se iniciar essa atividade no caso a caminhada e corrida na gravidez é sua intensidade, o impacto sobre um corpo que não tem a musculatura preparada. Do ponto de vista funcional a intensidade da atividade pode sobrecarregar o sistema cardíaco (em grande mudanças durante a gravidez), sobrecarregar articulações e ligamentos (mais frouxos pela ação hormonal) e promover dores por causa do estresse biomecânico que haverá devido as mudanças posturais, lembrando que o músculo não é preparado por causa do sedentarismo.

Devido as grandes alterações cardiovasculares que ocorrem ao longo da gestação, o profissional deve conhecer muito bem a fisiologia gestacional para que saiba como adequar a intensidade, duração e o volume semanal e mensal dessa atividade, sempre de acordo com as mudanças mensais e trimestrais que irão ocorrer. Somente dessa forma o exercício será seguro para a mãe e o bebê.

Algumas mulheres conseguem permanecer correndo normalmente até o 8o mês de gravidez, mas isso não é uma regra. Caso a gestante sinta desconforto poderá parar ou intercalar com outra atividade de menor impacto.

Qualquer liberação para o exercício físico, seja qual for ele, sempre deverá ser feito após uma avaliação da saúde materno-fetal do seu obstetra e o acompanhamento clínico durante este período é fundamental.

Veja uma reportagem sobre mulheres que correram durante a gravidez (feita para ESPN Brasil) no blog da nossa parceira Zazou, vale a pena conferir a matéria:  http://blog.zazou.com.br/2009/07/19/video_corrida_na_gravidez/

Veja também outros artigos em nosso site:

http://metodomaisvida.com.br/conteudo/2//2010/04/16/grupo-de-caminhada-e-corrida-para-gestantes-nova-parceria-do-mais-vida-gestantes/

http://metodomaisvida.com.br/conteudo/2//2009/07/08/corrida-na-gravidez/

http://metodomaisvida.com.br/conteudo/2//2009/06/24/o-exercicio-pode-interferir-na-amamentacao/