Musculação – Exercícios de Força para Gestantes

Profa. Ms Gizele Monteiro e Prof. Esp. Renato Breviglieri Vianna

Conceituando o Treinamento Força:

Há alguns anos atrás, não nos referíamos aos exercícios de força, treinamento com pesos ou outros equipamentos, como treinamento de força. Hoje esse termo tem sido utilizado, mas basta entender que é o uso de sobrecarga para o trabalho muscular.

Este tipo de treinamento tem sido bastante conhecido com o nome “musculação” e foi aparecendo por volta dos anos 80 e sempre cercado de muitas dúvidas e tabus.

Quem diria que hoje estaríamos aqui falando de exercícios de força para gestantes. Pensando nisso, percebemos o quanto evoluiu o treinamento de força ou o quanto evoluímos em relação às pesquisas nesta área.

O que torna o treinamento força para gestantes interessante e eficiente é a condição de se trabalhar todas as variáveis possíveis, como: carga, amplitude de movimento, repetições, intervalos de descanso, tempo de contração e velocidade de contração. É importante também o ajuste de todas essas variáveis ao “nível de aptidão da gestante e mesmo gestantes sedentárias podem se beneficiar dessa atividade trabalhando com cargas leves e intensidades controladas”.

Importância do Treinamento de Força para Gestantes:

Quando pensamos em gestantes, lembramos de todas as alterações fisiológicas que ocorrem para que o corpo da mulher esteja preparado para gerar, desenvolver e trazer ao mundo uma vida e principalmente as alterações músculo-esqueléticas como a extensibilidade do músculo reto abdominal, a alteração na amplitude dos movimentos, e o peso adicional aumentam a sobrecarga sobre as estruturas músculo-esqueléticas, além de outras. Logo a musculação na gravidez e todas suas variáveis representam uma excelente opção de exercício físico.PERSONAL MULHER

Segundo Wolf (1993) as mudanças físicas relativas e o ganho de peso durante a gestação determinam modificações relativas à postura, equilíbrio e locomoção, logo estão diretamente ligados aos músculos.

Levando em conta também que de acordo com a ACSM, o treinamento de força, particularmente quando incorporado dentro de um programa geral de condicionamento, reduz os fatores de risco associados com doença cardíaca coronariana, diabetes não dependente de insulina, câncer de cólon, previne osteoporose, promove perda de peso e sua manutenção, melhora a estabilidade dinâmica e preserva a capacidade funcional e ainda estimula o bem estar psicológico.  E de acordo com Matsudo & Matsudo (1994) e Hartmann & Bung (1999), os benefícios desses exercícios de força para gestantes seriam também a melhora a postura e a força muscular, além da diminuição ou prevenção da lombalgia, mantenção ou melhora da aptidão física e a facilitação na recuperação no pós-parto.

Com todas estas vantagens referenciadas por vários autoridades, tem sido uma boa orientação incorporar o treinamento força dentro de um programa de atividade física para gestantes.

Como em todo programa de treinamento, a gestante deve ter a liberação de seu médico.

Programa para as várias fases que envolvem a gravidez: pré-gravidez, gravidez e pós-parto.

PROGRAMA PRÉ-GRAVIDEZ

Para quem planeja sua gravidez o programa deve ter como foco a preparação física do corpo da mulher, seja no sentido de perda de peso, como também no fortalecimento dos grupamentos musculares que serão sobrecarregados nesse momento. O treinamento força pode ser combinado com exercícios aeróbicos e de alongamento, preparando o sistema cardiorrespiratório para suas mudanças e o sistema musculo-esquelético para as mudanças posturais.

PROGRAMA PÓS-PARTO

Engana-se quem acha que no pós-parto pode voltar com o ritmo total. O exercício nesse período requer tanto cuidado quanto durante a gestação, pois o corpo da mulher ainda não voltou ao normal e há grande influências hormonais ainda. Desse forma o treinamento de força, como qualquer outro, deve ter a intensidade bem controlada, podendo se não for bem orientado provocar lesões e também comprometer a amamentação.

O preparo de um profissional de Educação Física competente e que tenha o conhecimento de todas as alterações que ocorrem no período gestacional e possíveis complicações como também saiba trabalhar com o treinamento resistido direcionado para a saúde da mulher é de extrema importância na hora da escolha.

O Prof. Esp. Renato Breviglieri Vianna é certificado pelo método Mais Vida Gestantes, atende em Bauru como Personal Trainer.

O Mais Vida Gestantes® tem atendimento em vários locais (veja nossos pontos) e também atende com Personal Training em Alphaville, São Paulo, Bauru, Campinas, Guarulhos, Santo André e agora estamos em Brasília e Rio de Janeiro. Consulte-nos: gizele@metodomaisvida.com.br ou ligue para (11) 7871.41.62 – 2867.33.07.