Flexibilidade na Gravidez

Profa. Ms Gizele Monteiro

Efeito da gravidez sobre a amplitude de movimento

alongamento yogaA cintura pélvica se altera profundamente na gravidez, alterações que levam a um aumento na AM, a qual faz sua melhor adaptação para o parto (Alter, 1988).

Isso acontece pela ação de dois tipos de hormônios liberados: os estrógenos e a relaxina.

A função da relaxina ainda não é tão clara, mas, como o nome sugere, deve manter a função por meio do relaxamento de ligamentos (amolecimento), alongamento de fibrocartilagens por atividade colagenolítica e aumento do fluido sinovial na preparação para o parto, ampliando a articulação pélvica.

Pode ser ainda que os receptores de estrogênios acumulem relaxina nas articulações pélvicas e cápsula articular (Polden & Mantle, 1997).

Novas facetas da relaxina têm sido observadas por Dschietzig & Stangl (2003), encontrando alguns efeitos importantes com efeito antifibrótico e propriedade vasodilatora.

Efeitos da relaxina para o aumento da flexibilidade

Polden & Mantle, (1997) indicam algumas das funções da relaxina, as quais podem ter influência sobre a flexibilidade:

· Substituição gradual de colágeno em tecido alvo (articulações pélvicas, cápsulas articulares) com forma remodelada e modificada que tem maior extensibilidade.

· Pode ter um papel na marcante habilidade do útero em distender-se e na produção do tecido conjuntivo de suporte adicional necessário para o crescimento das fibras musculares.