Vitaminas importantes na Gestação – Vitamina B2

Grupo Stancanelli - Nutricionistas Mirtes Stancanelli, Emy Takahashi e Erica Tatiana Alves. 

É de fácil absorção, não é armazenada e deve ser reposta regularmente através de alimentos integrais ou suplementos. Ao contrário da tiamina, a riboflavina não é destruída pelo calor, oxidação ou ácidos.

Benefícios

- Ajuda no crescimento e na reprodução.

- Proporciona pele, unhas e cabelos saudáveis.

- Auxilia na cicatrização.

- Beneficia a visão e alivia o cansaço dos olhos.

- Funciona com outras substâncias para metabolizar os carboidratos, as gorduras e as proteínas.

- Aumenta a disposição mental.

- Mantém o funcionamento normal do sistema nervoso, dos músculos e do coração.

- Ajuda a combater enjôos.

- Alivia dores dentárias pós-operatórias.

- Auxilia no tratamento da herpes-zóster.


Doenças causadas pela deficiência
Ariboflavinose – lesões na boca, lábios, pele e órgãos genitais.

Fontes Naturais

Leite, fígado, rim, levedura, queijo, verduras, peixe e ovos, farelo de arroz, trigo integral, cereais, amendoim, carne de porco, a maioria dos vegetais, farelo de trigo.

Recomendação Pessoal
- Mulheres que estão tomando pílula anticoncepcional, grávidas ou no período de amamentação há maior necessidade de vitamina B2.

- Quem costuma comer pouca quantidade de carne vermelha ou de laticínios, deve aumentar sua dosagem.

- Há uma forte probabilidade de haver deficiência de vitamina B2 se a pessoa faz uma dieta restrita e prolongada para úlcera ou diabetes.

- Esta vitamina é mais eficiente se ingerida junto com as vitaminas B6, C e a niacina.

- Como todas as vitaminas do complexo B, qualquer excesso é excretado e não armazenado no organismo. Deve ser reposta diariamente.

- Se você fuma e gosta de bebidas alcoólicas ou consome muito açúcar, precisa de uma quantidade maior
de vitamina B1.

- Em situações de estafa, enfermidade, ansiedade, trauma e período pós-cirúrgicos, a dose de complexo B, que inclui a tiamina, deve ser aumentada.


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