Riscos da Obesidade na Gravidez

Profa. Ms Gizele Monteiro

Antes de comentar sobre os riscos da obesidade na gravidez, gostaria de abordar sobre obesidade. Hoje a obesidade é um tema de preocupação mundial. A gravidez é um momento marcante na vida da mulher e todos os cuidados são importantes, tanto do ponto de vista nutricional, quanto na mudanças no estilo de vida e aderência ao exercício. Muitas mulheres desenvolvem sobrepeso e obesidade nessa fase.

O estudo desenvolvido pelos autores Mendonça e colaboradores em 1997 em gestantes obesas que foram atendidas em maternidades näo-governamentais, maternidades governamentais e em clínica privada, totalizando 250 gestantes, já mostrava a importância para a saúde da mulher e do bebê.

Os autores observaram que:

- gestantes obesas apresentam elevados índices de recém-nascidos grandes para a idade gestacional, têm alta freqüência de Doença Hipertensiva Específica da Gravidez, como também são constantes os casos de Diabetes Melittus.

- os trabalhos de parto são demorados, e face ao peso dos conceptos, são frequentes as lacerações do trajeto, como também as feridas perineais, que se infectam com facilidade, sendo elevados os casos de infecções da parede abdominal causadas pela deficiente higienizaçäo das gestantes.

Os autores concluem que a obesidade em gestantes deve ser controlada com regime dietético adequado, e por ser frequente o parto distócico, recomendam a prevalência da cesariana em primigestas obesas com macrossomia fetal, aconselhando, ainda que a anestesia preferida deve ser a de condução, e por fim, que a gravidez em mulheres obesas deve ser considerada de risco elevado.

Mendonça et al (1997). Obesidade e gravidez / Obesity and pregnancy. J. Bras. Ginecol. 107(1/2):17-22.


Fatal error: Allowed memory size of 67108864 bytes exhausted (tried to allocate 90 bytes) in /home/storage/9/82/76/metodomaisvida/public_html/gestantes/wp-includes/cache.php on line 570