Vitaminas importantes na gestação – Vitamina M (Ácido Fólico)

Grupo Stancanelli

É um outro membro da família do complexo B, também solúvel em água. É essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue, de ácidos nucléicos (RNA e DNA) e para as divisões das células do organismo, além de ajudar no metabolismo das proteínas.

Benefícios

- Aumenta a lactação.

- Protege contra parasitas intestinais e envenenamento alimentar.

- Dá a pele um aspecto mais saudável.

- Funciona como analgésico contra as dores.

- Pode retardar o embranquecimento dos cabelos quando usada conjuntamente com o ácido pantotênico* e PABA**.

- Aumenta o apetite, se você estiver debilitado.

- Age como preventivo para ulcerações orais.

- Ajuda a evitar a anemia.

 

Doenças causadas pela deficiência
Anemia macrocítica nutricional.

FONTES NATURAIS:

Vegetais de folhas verde-escuras, cenoura, fígado, gema de ovo, melão, abricó, abóbora, abacate, feijão, trigo integral, farinha de centeio.

Recomendação Pessoal
Se você bebe muito, é aconselhável aumentar a dosagem de ácido fólico.

A ingestão de grandes quantidades de vitamina C aumenta a excreção de ácido fólico, e se você toma mais de 2g de vitamina C necessita tomar mais ácido fólico.

Se você está tomando difenilhidantoína, estrógenos, sulfonamidas, fenobarbital ou aspirina, deve aumentar a dose de ácido fólico.

Esta vitamina também ajuda na regressão de determinadas doenças de pele. Converse com o seu médico.

Se você freqüentemente está doente, verifique se seu suplemento contra o estresse tem ácido fólico suficiente, já que sua deficiência provoca a baixa produção de anticorpos.

*Ácido pantotênico (B5): conhecido com a vitamina “antiestresse”, atua na produção dos hormônios supra-renais e na formação de anticorpos, auxilia a utilização de vitaminas a conversão de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia. Esta vitamina é necessária para produzir esteróides vitais e cortisona na glândula supra-renal e é um elemento essencial da coenzima A.
**PABA (Ácido Paraaminobenzóico): é um dos constituintes básicos do ácido fólico e também auxilia a utilização do ácido pantotênico. Esse antioxidante ajuda a proteger contra queimaduras do sol e câncer de pele, atua como coenzima na quebra e utilização de proteína e ajuda a formação de hemácias.

Fatal error: Allowed memory size of 67108864 bytes exhausted (tried to allocate 88 bytes) in /home/storage/9/82/76/metodomaisvida/public_html/gestantes/wp-includes/cache.php on line 570