Depressão Pós-parto (Pt. 2)

Profa. Ms Gizele Monteiro

Relatamos no primeiro artigo alguns aspectos conceituais e sintomas para ajudar a gestante a conhecer mais sobre a depressão pós-parto.

A depressão pós-parto pode ser causada por vários motivos, incluindo as alterações hormonais, questões da imagem corporal, senso de auto perda, e limitação de tempo livre.

Estudos já observam que as mulheres também são suscetíveis a sentimentos de depressão durante a gravidez, especialmente durante o primeiro e último trimestres, portanto o conhecimento sobre o assunto ajuda ao tratamento mais rápido.

O conhecimento dos fatores biológicos, psicológicos e sociais que podem desencadear o distúrbio, ajuda a mulher e as pessoas que estão próximas no reconhecimento dos sintomas:

▪ histórico de problemas emocionais ou depressão antes ou durante a gestação;

problemas no parto ou com o bebê;

▪ isolamento social e/ou familiar;

falta de apoio da família e amigos;

sentimentos de perda de liberdade;

carreira profissional em risco;

situação traumática ou estresse recente;

ausência do marido ou nenhuma colaboração do companheiro;

dificuldades no casamento;

problemas financeiros;

perfeccionismo e vontade de resolver tudo sozinha sem pedir ajuda.

Leia a primeira parte do artigo que se encontra disponível nesse site e também o artigo que fala sobre imagem corporal.

“SE VOCÊ IDENTIFICOU UM OU MAIS FATORES QUE SE RELACIONAM E TEM APRESENTADO ALGUNS DOS SINTOMAS DO ARTIGO ANTEROR, BUSQUE AJUDA PROFISSIONAL”


Fatal error: Allowed memory size of 67108864 bytes exhausted (tried to allocate 88 bytes) in /home/storage/9/82/76/metodomaisvida/public_html/gestantes/wp-includes/cache.php on line 570