Identificando sua tensão muscular

Profa. Ms. Gizele Monteiro

A tensão muscular pode ser usada como um bom indicador do estresse físico e emocional. Toda tensão psicológica ou física se traduz por um aumento da tensão muscular, que tem como função preparar o corpo para uma situação de defesa. Quando essas situações ultrapassam o limite do organismo suportar o estresse, existe um processo de não recuperação do organismo, produzindo tensão muscular excessiva que terá ainda outros efeitos sobre o funcionamento do corpo.

Essa tensão muscular excessiva é responsável no estado de estresse pelas contrações dolorosas de certos músculos, os quais desenvolvem contraturas, denominadas Pontos-Gatilho ou Pontos Sensíveis (nódulos duros encontrados nos músculos).

EFEITOS QUE PODEM ESTAR ASSOCIADOS AO AUMENTO DA TENSÃO

  • má postura: leva ao encurtamento muscular e estes quando forçados a um alongamento podem causar dor local e referida.
  • bruxismo: ranger dos dentes que podem ocorrer pela contração muscular crônica
  • cefaléia de tensão (ou de contração muscular): dores de cabeça que podem ocorrer devido ao aumento da tensão muscular e irritação dos pontos-gatilho.

O exercício físico é um meio eficaz de atuar nessas situações, pois além de agir diminuindo o stress, pode atuar na musculatura fazendo com que o tecido conjuntivo e a musculatura retornem ao seu comprimento natural. Além dessa ação há também o efeito sobre o tônus muscular, diminuindo-o pela sua ação sobre os órgãos proprioceptores, principalmente quando utilizam-se os exercícios de alongamento.

A massagem também é uma forma eficaz e atuar no tônus muscular que nessas regiões se encontra elevado pelo processo de defesa e reorganização postural.

IMPORTANTE

Para o relaxamento do Ponto sensível:

  • Realize sempre exercícios de alongamento ao final do seu treinamento.
  • A massagem no ponto-gatilho pode ter um resultado excelente tanto para o relaxamento muscular quanto para a postura.
  • A massagem suave pode também ser realizada antes, durante e após o alongamento.

EXERCÍCIO PARA RELAXAMENTO UTILIZANDO UMA BOLINHA

- Manter a pressão por cerca de 10 segundos. Mover para outra área com ponto de tensão e repetir. Tente por cerca de 5-10 minutos.

LEMBRE-SE

  • Se estiver tenso, relaxe seus ombros e realize exercícios de alongamento movimentando sua cabeça suavemente para os lados e para frente.
  • É importante que se esses sintomas forem persistentes o indivíduo procure um médico.

TENSÃO MUSCULAR NA GRAVIDEZ

A tensão muscular durante a gravidez pode ocorrer por diversos fatores:

  • mudanças posturais que ocorrem devido o crescimento da barriga e que sobrecarregam músculos de certas regiões como cervical, torácica e lombar (pescoço e costas como um todo),
  • aumento do peso exagerado que pode levar a sobrecarga muscular, quanto mais peso a mulher ganha, mais seus músculos se esforçam para transportar o seu corpo, principalmente se a mulher não realiza exercícios antes da gravidez,
  • estresse pela atividade profissional que a mulher exerce, principalmente cargos executivos e que levam a grandes desafios.

Programa para Prevenção de Dores

A tensão muscular hoje, por causa do estresse diário, tem sido responsável pelo aparecimento de muitas dores e podem levar a má postura, assimetrias, desequilíbrios e encurtamentos musculares.

Elaboramos programas de exercícios a partir de uma avaliação postural, força, flexibilidade e de tensão muscular.

Mais informações: contato@gizelemonteiro.com.br / (11) 2867.33.07

Acesse o link http://metodomaisvida.com.br/conteudo/2//2009/11/26/alongamento-e-tensao-muscular-entrevista-com-gizele-monteiro/ e assista a entrevista com a Profa. Gizele Monteiro explicando mais sobre o assunto no Programa Esporte e Atividade Física, realizado pela Phorte TV.