Exercício na gravidez

Por Gizele Monteiro

Manter uma rotina regular de exercícios na gravidez pode ajudar você a ficar mais saudável. O exercício na gravidez pode melhorar sua postura e diminuir alguns desconfortos comuns, tais como dores nas costas e fadiga. Há evidências científicas de que a exercício físico pode prevenir o diabetes gestacional, aliviar o stress físico e mental, e desenvolver a resistência necessária para o parto.

Orientações básicas para fazer exercícios na gravidez

  • Se você foi fisicamente ativa antes de sua gestação, você deve ser capaz de continuar a sua atividade com intensidade moderada.
  • Recomendamos que não tente se exercitar em seu nível de aptidão física anterior, em vez disso, faça o que é mais confortável para você agora.
  • Os exercícios aeróbicos de baixo impacto como a caminhada são são os exercícios mais indicados para este momento.
  • Se você nunca se exercitou antes, você pode seguramente começar um programa de exercícios na gravidez após a liberação do seu médico. Novamente recomendo a caminhada como sendo uma atividade segura para iniciar durante a gravidez.
  • O Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia recomenda 30 minutos de exercícios moderados por dia todos os dias da semana, se não tiver uma complicação médica ou gravidez. No início de um programa todos os dias pode causar algum desconforto muscular principalmente para iniciantes. Recomendo 2 a 3 vezes semanais no início da programação.

Em caso de algum desconforto ou sintoma indesejado interrompa o exercício.


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