Dieta e Gravidez

Dieta e gravidez parece não ser uma combinação interessante, pois o termo dieta vem sendo empregado como estratégia para perda de peso. Segue um texto muito interessante sobre este tema. Boa leitura!

Por Michael Roizen

Embora existam certamente exceções a qualquer regra, em geral, as mulheres não devem fazer dieta durante a gravidez. Existem várias razões para isso. Em primeiro lugar, o ganho de peso é uma parte essencial de uma gravidez saudável para a maioria das mulheres. Além disso, a dieta pode resultar em privar o seu bebê em desenvolvimento dos nutrientes de que necessita para sobreviver e prosperar.

Ganho de Peso na Gravidez

Durante a gravidez, a maioria das mulheres precisa de ganhar peso. Se você fosse de uma composição corporal saudável antes de engravidar, seu obstetra provavelmente vai aconselhá-lo a ganhar de 12 a 15 quilos ao longo de sua gravidez, explicam os drs. Michael Roizen e Mehmet Oz no seu livro “Você: vai ter um bebê.” Mulheres que estão abaixo do peso antes de engravidar podem precisar ganhar um pouco mais de peso, enquanto aquelas que estavam acima do peso podem precisar ganhar menos – ou até não precisam de ganhar.

Qual é o peso?

Enquanto isto pode ser desconcertante para algumas mulheres ver os números sobre o aumento de peso de forma dramática durante a gravidez, vale lembrar que não todo o peso que você está ganhando é gordura. Para um ganho de peso normal, você realmente deve ganhar menos de 7 quilos de gordura corporal, explica a Associação Americana de Gravidez. O peso restante inclui o bebê, a placenta e o líquido amniótico, o aumento de peso do seu útero e os seios e uma variedade de outras coisas, como aumento do volume sanguíneo.

Riscos em fazer dieta na gravidez

Na dieta para perda de peso, por definição, você está fornecendo a suas células menos nutrientes que eles precisam se sustentar. Isso força o seu corpo para puxar das suas reservas de gordura para compensar a diferença de energia. O feto não tem reservas de gordura devido seu desenvolvimento, portanto significa que é muito fácil criar deficiências nutricionais em seu bebê em desenvolvimento, negando-se calorias. Além disso, quando você limitar calorias, você também limitar as vitaminas, que são críticos para o desenvolvimento fetal.

Diretrizes Gerais

Em geral, se você estiver preocupada com seu peso durante a gravidez, converse com seu obstetra. Muitos médicos preferem que você faça uma dieta saudável, equilibrada e, ou procurar a reduzir a taxa na qual você está ganhando peso ou evitar ganhar peso de forma excessiva ao invés de tentar perder peso durante a gravidez.

“You: Having A Baby”; Michael Roizen, M.D. and Mehmet Oz, M.D.; 2009