Diabetes Gestacional e sua influência para bebês grandes

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

diabetes gestacional é conhecido por aumentar o risco de ter um bebê grande, mas um estudo canadense mostra que as mulheres sem diabetes também tem risco aumentado para esta complicação.

Segundo o resultado, quanto maior o peso da mulher antes da gravidez, e quanto mais peso ganhou durante a gravidez, maior a chance dela dar à luz um a bebê grande. O problema é que isso pode gerar problemas de saúde para o bebê e a mãe. Em geral, os bebês que pesam mais de 4kg são considerados bebês grandes (ou macrossômicos).

Para descobrir o que contribui com o risco dessas mulheres terem bebês grandes, Retnakaran e seus colaboradores analisaram informações de 472 canadenses grávidas, sendo que 368 delas apresentavam níveis normais de glicose, e os outros 104 tinham níveis de glicose ligeiramente elevados.

68 dos bebês nascidos de mulheres no estudo foram considerados bebês grandes. Mulheres que estavam acima do peso antes de engravidar, e quem apresentou excesso no ganho de peso durante a gravidez, tiveram de 12 para 16% mais chances de ter bebês grandes.

Nessa pesquisa os níveis de glicose e de ácidos graxos no sangue, não aumentaram o risco da mulher ter um bebê grande comparado ao outro grupo, segundo os pesquisadores.

Há uma discussão para que os critérios para a classificação de uma mulher ter diabetes gestacional seja alterada. Em 2010, a Associação Internacional de Diabetes na Gravidez propôs reduzir os níveis para o diagnóstico de diabetes gestacional.

No entanto, baixando os critérios significaria que muitas mulheres grávidas iriam receber um diagnóstico de diabetes gestacional. Nos Estados Unidos, o percentual diagnosticado com diabetes gestacional aumentaria para 18%, segundo o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia, o qual não recomendou a adoção dos novos critérios.

Até que sejam feitas mais pesquisas sobre as causas que levam uma gestante a ter bebês grandes, reduzir o peso antes de engravidar e controlar o ganho de peso em mulheres grávidas são recomendações que auxiliam na saúde da mulher e do bebê.

Sabe-se que esse ganho de peso também contribui para outros fatores de risco na gestação e não somente para o diabetes gestacional.

Também o controle do diabetes gestacional, uma vez apresentado é importante para evitar bebês grandes.

Enquanto a comunidade médica e científica discute, é importante que médicos, educadores e fisioterapeutas que trabalham com a gestante não descartem esses riscos.

Pesquisas demonstram os benefícios preventivos do exercício físico para o ganho de peso excessivo e também para doenças como diabetes e hipertensão gestacional.

*Mais Vida Gestantes – programa de exercícios para Gravidez e Pós-parto


Fatal error: Allowed memory size of 67108864 bytes exhausted (tried to allocate 86 bytes) in /home/storage/9/82/76/metodomaisvida/public_html/conteudo/wp-includes/cache.php on line 570