Atividade física na gravidez

Por Gizele Monteiro

A seguir, alguns conselhos sobre a atividade física na gravidez:

• Após 16 semanas de gravidez, tomar cuidado na realização dos exercícios na posição decúbito dorsal (deitada de costas). Isto porque um dos seus principais vasos sanguíneos em seu corpo (chamado de veia cava) pode ser pressionado pelo bebê que está crescendo, se você se mantrr nesta posição. Isso pode fazer você se sentir tontura e possivelmente, desmaiar.

• Especialistas também recomendam que você deve ter cuidado se você está pensando em atividades onde possam ser mais propensos a perder o equilíbrio e cair, ferindo seu abdômen, e, possivelmente, ferindo o seu bebê em desenvolvimento. Tais atividades incluem passeios a cavalo, esqui, hóquei no gelo e ciclismo.

• Com esportes de contato, você também tem a chance de ser atingida no abdómen. Estes esportes incluem squash, judô, boxe, kickboxing, etc. Esses esportes geralmente não são aconselhados durante a gestação.

Caminhar é uma atividade física muito boa se você está grávida. Natação também é boa. Aulas de e ginástica especificamente destinadas às mulheres grávidas também são muito interessantes. Se você está fazendo outros exercícios que não são indicados as mulheres grávidas, consulte um professor especializado em exercício e gravidez. Além disso, você deve sempre lembrar-se de aquecer e de fazer a volta à calma no início e final de cada sessão.


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