Hipertensão

Grupos Especiais – Hipertensão

O que é hipertensão?

A hipertensão arterial é uma tensão ou pressão muito elevada nas artérias.
Esta elevação anormal da pressão é muitas vezes permanente. A hipertensão é uma doença grave e freqüente que pode levar a sérios problemas (crise cardíaca, AVC, problemas renais…) quando não é corretamente tratada.

Na Brasil, estima-se que aproximadamente 15% da população sofre de hipertensão, sendo que a maioria desconhece ser portadora da doença.

Existe a hipertensão sistólica, que é a pressão máxima nas artérias, quando o coração (ventrículo esquerdo) expulsa o sangue na aorta, e existe a hipertensão diastólica, que é a pressão arterial mínima, quando o sangue é evacuado da aorta.

A hipertensão pode ser medida graças a aparelhos que auxiliam a medir a pressão sangüínea, como o tensiômetro automático (pode auto-medição), ou o esfigmomanômetro ligado a um estetoscópio.

Dicas

Medição da tensão

1 – Quando for medir sua tensão, tente descansar 5 minutos antes e sentar-se em algum lugar confortável. Sua pressão estará mais próxima da realidade e deverá teoricamente abaixar.
2 – Tente medir sua pressão se possível sempre no mesmo horário, isso ajudará a analisar melhor os resultados.

Atenção : A hipertensão é uma doença que se desenvolve lenta e silenciosamente, e é isso que a torna perigosa. Muitas vezes ela não apresenta sintomas, ainda que o coração já esteja sendo prejudicado e é por isso mesmo que consultar regularmente o seu médico (todo ano ou a cada 6 meses), para checar a sua tensão é aconselhável. Você mesmo também pode medir sua tensão com a ajuda de um tensiômetro pessoal.

Quais as causas da Hipertensão?

Novente porcento dos casos de hipertensão não têm suas causas claramente definidas, estamos falando da hipertensão arterial essencial ou primária.

Entretanto, alguns fatores podem influenciar esta hipertensão essencial (alimentação muito gordurosa, genética, estresse, idade, obesidade, remédios, …)

- Em 10% dos casos em que conhecemos as causas da hipertensão, falamos de hipertensão secundária. As causas desta hipertensão podem ser: problema do sistema renina-angiotensina (hormonal), problemas renais, arteriosclerose,…

Quais os sintomas da hipertensão?

Geralmente a hipertensão arterial é uma doença que não apresenta sintomas alarmantes ou claramente identificáveis. É isto que a torna perigosa e nociva. Muitas pessoas ignoram que sofrem de hipertensão! Estima-se que este número chega a 1/3 das pessoas atingidas.

É por isso que um controle regular para medir sua tensão no médico ou na farmácia é muito aconselhável. Aliás, é importante medir várias vezes sua pressão para melhor exatidão.
Às vezes, em algumas pessoas, como as que sofrem de hipertensão grave, os sintomas podem ser mais fáceis de serem identificados, por exempl dores de cabeça, problemas na vista, tonturas, fadiga, inquietação, zumbido no ouvido, sangramento no nariz, palpitações, …

Atençã Consulte sempre um médico para diagnosticar qualquer sintoma, os aqui listados servem apenas como base e podem também ser sintomas de outras doenças.

Quando falamos de hipertensão ?

Geralmente falamos de hipertensão quando a pressão diastólica (mínima) é superior a 90mmHg (=9cm de mercúrio) e quando a pressão sistólica é superior a 150mmHh (=15cm de mercúrio). Ver a tabela abaixo.
Podemos resumir os valores em uma tabela, observem que com determinadas idades os valores podem variar ( os limites inferiores podem aumentar).

**Observação sobre a pressão sangüínea
Pressão diastólica
(em *mmHg)
Pressão sistólica
(em *mmHg)
°*pressão boa a excelente
abaixo de 80
abaixo de 120
pressão normal
entre 80 e 85
entre 120 e 130
limite antes da hipertensão
entre 85 e 90
entre 130 e 140
hipertensão leve a moderada
entre 90 e 100
entre 140 e 150
hipertensão moderada a grave
entre 100 e 110
entre 160 e 170
hipertensão elevada a grave
110 e mais
170 e mais
°hipertensão sistólica (unicamente)
abaixo de 90
140 e mais

* às vezes utilizamos também valores em centímetros de mercúrio, assim, por exemplo, 80 mmHg é o igual a 8cmHg. Divide-se o valor por 10. Dizemos oralmente que a pessoa tem uma pressão 9/13, quer dizer, 90 mmHg como pressão diastólica e 130 mmHg como pressão sistólica.

** Valores puramente indicativos, queira consultar um médico para qualquer diagnóstico
.
° Geralmente as hipertensões sistólicas (unicamente) estão muito ligadas às emoções. Em todo caso de hipertensão averiguada, queria consultar um médico.

°* Abaixo de uma determinada pressão, podemos falar também em hipotensão. Para qualquer dúvida e tratamento, peça conselhos ao seu médico.

Quais os perigos que a hipertensão pode ocasionar para a saúde?- AVC (acidente vascular cerebral), também conhecido como ataque cerebral ou derrame

- Ataque cardíaco (infarto do miocárdio)

- Insuficiência cardíaca

- Problemas renais (insuficiência renal)

- Impotência

- Problemas na vista

- Arteriosclerose

- etc.

- Ou seja, é muito importante tratar esta doença.


Fatal error: Allowed memory size of 67108864 bytes exhausted (tried to allocate 128 bytes) in /home/storage/9/82/76/metodomaisvida/public_html/conteudo/wp-includes/cache.php on line 570